31/10/10

SOS para Linda, Elisabete e Ferdinando

Estes são os nomes de três pequenos amigos que desde o passado mês de Junho estamos a socorrer com a compra de leite em pó para bebés. Elisa e linda são duas gémeas que, como nos contou o pai Francisco, perderam a mãe cinco dias depois do parto.
Tivemos conhecimento do caso através da Acção Social do Distrito a qual pertencemos e da preocupação sobre a alimentação delas que só é possível com leite próprio para estes casos, mas de custo não facilmente acessível. Procuramos assim contactar o pai delas e tivemos um primeiro encontro no dia 30 de Junho onde soubemos também que o mesmo perdeu o lugar de trabalho pouco depois do nascimento das duas filhas e a morte da mulher. Ainda mais nunca recebeu ajuda da família da mulher e também teve que mudar lugar de residência e passar a viver na casa duma sua irmã.
Decidimos ajudar directamente na compra do leite e produtos de higiene e seguir de perto o crescimento das pequenas até completarem os primeiros seis meses de vida, depois da qual pode-se passar a uma alimentação diversificada.
Para Ferdinando existe a mesma preocupação em quanto vive com a avó depois de ter sido abandonado pela mãe filha da vovó Irene. As condições da avó são precárias e pensar de ter acesso ao leite é difícil se não impossível. Como foi para as gémeas tivemos conhecimento desta situação através da Acção Social do Distrito e desta vez com um pedido explicito de ajuda do lado desta instituição para este caso. A primeira ajuda foi no dia 28 de Maio, mas só no dia 19 de Julho foi possível encontrar a avó Irene e o pequeno Ferdinando.
Uma lata de Lactogen custa 140 meticais (3 euros) e dura em média entre os 2 e 3 dias (por isso calcula-se cerca de 24,8 euros por mês, 1120 meticais) Com um salário mínimo que pode chegar para os mais sortudos a pouco mais de 2000 meticais (cerca de 50 euros) a situação fica pouco sustentável, pior para o caso das gémeas que duplica o valor.
O pai das gémeas teve a sorte de retomar o serviço na mesma pastelaria onde antes trabalhava, mas os dois meses de paragem não hão-de ser pagos. No último encontro com a avó de Ferdinando soubemos que o pequeno já come papinhas, enquanto completou o sexto mês de vida.
São os mais pequenos amigos da Ndangwini e em seguida vamos dar mais notícias deles.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Projecto Setem: sempre em caminho

É certamente o projecto com o qual a Casa Ndangwini tem uma enorme dívida de gratidão. Basta pensar no facto de que, mesmo que o projecto te...