30/06/22

Projecto Setem: sempre em caminho

É certamente o projecto com o qual a Casa Ndangwini tem uma enorme dívida de gratidão. Basta pensar no facto de que, mesmo que o projecto teve seu início oficial em 2015, já desde 2009 a associação Setem Italia estava a apoiar a Casa e sua família com um pequeno grupo de crianças filhos da casa e outras de famílias do bairro, todas unidas pelo fato de serem órfãos (de pelo menos um dos pais) e/ou em situação de risco.

Desde então, vários grupos de crianças se alternaram e até hoje há aqueles que ainda frequentam a Casa na adolescência, os que se formaram e os que continuam os estudos ou já trabalham. Nestes dias estamos a trabalhar com um novo grupo de crianças para se juntar ao das crianças mais velhas, que ainda frequentam o ensino secundário. Ao todo são 16, divididos em dois turnos, um pela manhã e outro mais numeroso à tarde. São todas crianças e adolescentes de famílias do bairro que hoje completam o grupo de “famílias sócias” da Associação Ndangwini. Sobre elas falaremos em outra ocasião.

As atividades realizadas sempre envolveram o acompanhamento dos alunos ao estudo, onde o método de alfabetização utilizado para preencher as grandes lacunas na leitura e escrita dos recém-chegados vem se tornando muito importante. A retomada de um mínimo de atividades lúdicas e laboratoriais que ainda têm de se ajustar aos diferentes tempos de saída da escola das crianças. A atenção à saúde delas com os controlos da nossa incansável enfermeira Maria e não menos importante é então que alguns tenham uma refeição quente ou um pequeno-almoço/lanche que, como sempre, traz alegria e com razão uma melhoria nos estudos.

Como não agradecer aos nossos amigos e apoiantes do Setem que permitiram e continuam a dar a oportunidade de um apoio atento e amoroso a estas crianças e adolescentes que sorriem e agradecem.

Muito obrigado! Khanimambu!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Projecto Setem: sempre em caminho

É certamente o projecto com o qual a Casa Ndangwini tem uma enorme dívida de gratidão. Basta pensar no facto de que, mesmo que o projecto te...