06/06/22

Prólogo para um regresso ao... Blog

Voltar a escrever no blog depois de tanto tempo parece de fazer uma obra desesperada, sobretudo depois de momentos difíceis, que não são sós aqueles da pandemia, mas também duma luta que desde 2018 estamos a travar pelo reconhecimento da nossa proposta de acolhimento que está nas origens da Ndangwini. Sorte nossa que a associação criada nos finais de 2018 hoje permite ter uma base de reconhecimento institucional sobre o qual podemos ainda fazer valer aquela proposta, que dum lado encontra instituições favoráveis a colaborar conosco tranquilamente, do outro quem, ao contrário, por motivos obscuros, para não dizer fúteis, desejaria fazer fechar de vez.

    Tenho lido de algum lugar que todas as coisas importantes e/ou bonitas, para o ser de verdade encontram no seu caminho obstáculos e invejas. Somos de incomodo para alguém? Por isso quer dizer que estamos na estrada certa? Só esperamos que o percurso tenha um final próximo e favorável.

    No entanto, continua-se a trabalhar com determinação, também porque nunca paramos, nem com a paragem da Casa do acolhimento das crianças externas durante a pandemia, nem com a paragem da Casa como centro, nem com a falta de reconhecimento. A Casa tem sempre vindo de qualquer forma trabalhando, transformando as modalidades de intervenção no campo, ao lado das famílias, indo às casas delas, criando novas modalidades de participação que, embora com fadiga, procura-se tentar apreender e partilhar. Eis assim a proposta em desenvolvimento de fazer que as famílias de beneficiárias se transformem em associadas, criando o grupo das famílias da associação, com respectivos representantes e voz para chegar a dar a conhecer as próprias propostas e desejos. Eis o grupo dos adolescentes da Casa, os grupos de teatro, para um momento de agregação e lazer diferente e são. Eis o continuo trabalho das educadoras e das operadoras sociais que se encarregam do difícil fardo de semear esperanças e oportunidades. E no fim o grupo dos sócios que permitem a existência duma vida associativa que a sua maneira continua a proposta ndangwini.

    Tudo graças também a quem, ao contrário, apoia a Casa, quem a pouco tempo, quem até desde anos, quem conhecendo diretamente, quem pelo testemunho de outros que viram e apoiam a proposta Ndangwini. A todos Vocês... Imensa gratidão!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Projecto Setem: sempre em caminho

É certamente o projecto com o qual a Casa Ndangwini tem uma enorme dívida de gratidão. Basta pensar no facto de que, mesmo que o projecto te...